O Poder da Inteligência Emocional

Emoções são decisivas para tudo que fazemos. Estão subjacentes ao por que e como respondemos às interações com outras pessoas, em diversas situações relevantes, como relacionamentos e escolhas profissionais.

A maneira como vivenciamos experiências afetivas é influenciada por fatores como humor e níveis de estresse e se entrelaça com as nossas necessidades biológicas, como fome e sono.

De fato, emoções se manifestam por meio da fisiologia, da mesma maneira que o suor, a salivação, a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, o tônus muscular e a digestão. Um aroma de café por exemplo, pode nos reconectar a pessoas queridas que fizeram ou fazem parte de nossas vidas.

A experiência afetiva tem grande influência sobre os padrões de pensamento, memórias, conhecimentos adquiridos, crenças e preconceitos. Emoções desagradáveis como tristeza ou raiva podem capturar o nosso foco e dificultar a concentração. Podem tanto favorecer como prejudicar nossa tomada de decisão. Por exemplo, é comum evitarmos mentir ou fazer determinadas escolhas por causa de possíveis consequências emocionais desagradáveis que antecipamos.

A inteligência emocional (John Mayer e Peter Salovery ) pode ser descrita como um conjunto de habilidades: capacidade de reconhecer nossos próprios afetos e os dos outros, de compreender suas causas e possíveis consequências (tanto do ponto de vista pessoal como alheio), de classificar emoções com precisão e de expressá-las e regulá-las de forma assertiva. Essas habilidades são fundamentais para desenvolver aptidões sociais, como empatia, cooperação e disposição para ouvir, dialogar e dividir.

Habilidades que podem ser melhoradas, mas somente se houver disposição para aprender, crescer e mudar. Para ganhar músculos, é preciso levantar peso. Também não é possível tocar um instrumento sem praticá-lo. Portanto, se quiser aperfeiçoar a inteligência emocional, será preciso treiná-la. Ela é a porta para impulsionar a cooperação e a confiança nas relações com os outros. Ela é um convite para mergulhar em si mesmo!

 

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

Leave A Reply