Participante

Em nossa série sobre os diferentes tipos de liderados, vimos que os espectadores são aqueles que pouco contribuem, seja questionando, ou fornecendo ideias e sugestões de melhoria. Mostram-se neutros e “desavisadamente” ou até ativamente seguem os líderes. Esses podem, por vezes, mostrarem-se muito devotados à organização mas de forma pouco reflexiva, podendo inclusive contribuir inadvertidamente para o fracasso da empresa. Seguem a maré.

Nesse post o foco será o tipo participante, aquele que de alguma maneira, encontra-se engajado. De modo geral, são facilmente reconhecidos pois favorecem explicitamente seus lideres, grupos e as organizações dos quais são membros. Trazem energia e ideias, dando suporte para que os líderes alcancem seus objetivos. Muitos líderes preferem seguidores participantes.

No entanto, pode ocorrer dos participantes se posicionarem claramente como oponentes, quando acreditam que a decisão tomada irá prejudicar a empresa ou a eles mesmos. Nesse caso, podem de maneira sutil mas potencialmente significativa, arruinar seus líderes. Usualmente são bastante cautelosos e tendem a investir no que acreditam – ou seja, dedicam uma parte do que têm (tempo ou conhecimento) para tentar causar algum impacto.

Dentro de uma cozinha em um restaurante conceituado, por exemplo, existe toda uma equipe de ajudantes/auxiliares que junto ao Chef fazem importantes escolhas e decisões a respeito de cada prato produzido. Observe que em função do conhecimento específico que o Chef detém, ele tem um “poder” considerável, podendo colocar inclusive o dono do restaurante em situações delicadas, quando não, vulneráveis.

Um reconhecido consultor de gestão, Peter Drucker, afirma que “todo profissional do conhecimento nas empresas modernas é um ‘executivo’ se, por força de sua posição ou conhecimento, for responsável por uma tarefa que influencia significativamente o desempenho e os resultados da empresa” – exatamente o que acontece com nosso Chef (e demais profissionais do conhecimento).

Caso tenha um perfil de participante frente ao seu superior (o sócio ou gerente do restaurante), o Chef deverá ser atentamente supervisionado pelo seu superior. Se o dono do restaurante tiver pouco conhecimento sobre gastronomia, maior sua dependência e cautela com relação ao Chef. Ambos tem responsabilidades e aprendizados a focar.

Os profissionais do conhecimento, com perfil de participantes, não se beneficiam com líderes fracos ou permissivos. Precisam identificar desafios e objetivos significativos. Devem cuidar para não desenvolver uma mentalidade tacanha que os mantenha em “luta” contra outros profissionais. Canalizar a energia na busca de resultados sustentáveis e mutuamente positivos é essencial. Saber quem é você – seja como líder ou liderado – é um passo essencial para enfrentar os desafios do mercado.

Consulta: Como os Seguidores Fazem os Lideres – Barbara Kellerman

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

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