Propósito, o que faz bater o coração da empresa
O propósito é onde nasce um desempenho diferenciado. Nada é mais importante para a sobrevivência e o sucesso de uma organização do que sua razão de existir e o conhecimento de quais necessidades ela pode suprir. Essa é a primeira e mais importante questão que um estrategista deve saber responder. Seja quando pensa sua unidade de gestão, sua organização sem fins lucrativos ou mesmo seu negócio.
Para servir como norteador para uma empresa ou organização, um propósito (ou missão) tem que ser mais do que inspirador.
Um bom propósito é enobrecedor. Ele torna os esforços de uma empresa mais nobres e dignos. É inspirador para todos os envolvidos, para os colaboradores, para os consumidores e para outras partes da cadeia de valor (mesmo no caso do Setor Público).
Um propósito deve ser firme. Ele precisa dizer: “Fazemos X e não Y”. Tem que ser um compromisso. Escolher ser uma coisa, significa abrir mão de ser outra. A empresa que não faz essa escolha, por qualquer motivo que seja, corre o risco de acabar se perdendo, incapaz de se distinguir em algo.
Um bom propósito o destaca e o diferencia. A razão de sua empresa (ou mesmo unidade ou departamento) existir, o tipo de clientes que quer atender e a necessidade de mercado que quer suprir precisam destacá-lo dos outros que fazem genericamente o que você faz. Os diferenciais surgem de inovações e insights profundos sobre como são os processos e como eles podem ser melhorados. Podem ser uma nova tecnologia de produção que aumenta a eficiência, um produto diferente e mais atraente ou uma nova forma de vender ou entregar os produtos ou ainda uma cultura arraigada aberta a desafios para forjar novas parcerias com outras áreas . Em qualquer área (pública, terceiro setor, mercado, etc) quem não se destaca é engolido ou “reestruturado”.
Um bom propósito prepara o terreno para agregar valor e ter bons resultados. Bons índices financeiros não são a única razão para sua empresa existir, mas sem eles, é pouco provável que qualquer de seus outros objetivos possa se realizar. O mesmo vale para organizações sem fins lucrativos ou do setor público. A boa gestão financeira e orçamentária é fundamental para conseguir fazer melhores entregas, mas cumprir a missão institucional vai muito além disso.
Seja qual for o seu propósito, ele deve significar algo para as outras pessoas, de modo a produzir retorno para você.
Assim, cabe refletir:
Seu propósito é forte o suficiente para sua empresa (setor ou organização) fazer diferença no setor que atua? Ou seja, se você desaparecer, haverá um buraco no mundo e lágrimas no universo daqueles a quem você serve, os clientes? Clientes e fornecedores não encontrariam uma empresa substituta imediatamente?
Ainda outro ponto importante, nesta reflexão: de quem é a responsabilidade por forjar um propósito relevante para a organização? Ou mesmo setor? Caso tenha conseguido responder que é sua , é porque está imbuído da postura de um líder, daquele que tem a coragem de promover mudanças e deixar uma marca, um legado. Vá em frente!!
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