O Poder da Inteligência Emocional
Emoções são decisivas para tudo que fazemos. Estão subjacentes ao por que e como respondemos às interações com outras pessoas, em diversas situações relevantes, como relacionamentos e escolhas profissionais.
A maneira como vivenciamos experiências afetivas é influenciada por fatores como humor e níveis de estresse e se entrelaça com as nossas necessidades biológicas, como fome e sono.
De fato, emoções se manifestam por meio da fisiologia, da mesma maneira que o suor, a salivação, a frequência respiratória, os batimentos cardíacos, o tônus muscular e a digestão. Um aroma de café por exemplo, pode nos reconectar a pessoas queridas que fizeram ou fazem parte de nossas vidas.
A experiência afetiva tem grande influência sobre os padrões de pensamento, memórias, conhecimentos adquiridos, crenças e preconceitos. Emoções desagradáveis como tristeza ou raiva podem capturar o nosso foco e dificultar a concentração. Podem tanto favorecer como prejudicar nossa tomada de decisão. Por exemplo, é comum evitarmos mentir ou fazer determinadas escolhas por causa de possíveis consequências emocionais desagradáveis que antecipamos.
A inteligência emocional (John Mayer e Peter Salovery ) pode ser descrita como um conjunto de habilidades: capacidade de reconhecer nossos próprios afetos e os dos outros, de compreender suas causas e possíveis consequências (tanto do ponto de vista pessoal como alheio), de classificar emoções com precisão e de expressá-las e regulá-las de forma assertiva. Essas habilidades são fundamentais para desenvolver aptidões sociais, como empatia, cooperação e disposição para ouvir, dialogar e dividir.
Habilidades que podem ser melhoradas, mas somente se houver disposição para aprender, crescer e mudar. Para ganhar músculos, é preciso levantar peso. Também não é possível tocar um instrumento sem praticá-lo. Portanto, se quiser aperfeiçoar a inteligência emocional, será preciso treiná-la. Ela é a porta para impulsionar a cooperação e a confiança nas relações com os outros. Ela é um convite para mergulhar em si mesmo!