O que o seu corpo diz sobre você?

  Todo comunicador competente sabe perfeitamente que o corpo físico é um dos nossos maiores atributos e aliados: a manifestação integral do nosso ser, sempre a nos guiar na escolha do caminho a ser seguido e das pessoas com quem compartilhar nossa vida. Nosso corpo físico nos dá, a cada momento, retorno dos nossos sentimentos, pensamentos e interações com o ambiente e as pessoas que o habitam. A formula é básica e de fácil entendimento: um pensamento, que gera um sentimento, que gera uma ação.

  Nosso corpo está sempre tomando conta de nós e, se soubermos escutá-lo, transmitindo-nos todo tipo de informações úteis. Infelizmente, parece que só damos ouvidos ao nosso corpo quando ele começa a transmitir informações que não podemos ignorar, geralmente em forma de dor, sofrimento e doença. No restante do tempo ele faz o possível para nos dizer o que está acontecendo, mas raramente o escutamos.

  O corpo não mente, nosso corpo contém as marcas de tudo o que já fomos, pensamos e sentimos ao longo da vida. Ao contrário do cérebro e da boca, que são capazes de esconder a verdade até de nós mesmos, o corpo responde num nível mais profundo e, portanto, mais sincero. Muitas das vezes acontece de dizermos para nós mesmos que não iremos sentir algo, como por exemplo, em uma apresentação importante dizer que não ficaremos nervosos e por fim, nosso corpo reage de outra forma.

  Temos muito a ganhar apenas escutando e observando nosso corpo. A mera observação dos nossos pensamentos e sentimentos pode ser imensamente benéfica. Às vezes, basta-nos perceber uma reação e registrar o recebimento da mensagem do corpo para conseguir administrar melhor uma situação.

  Registrar o sentimento em seu corpo dando-lhe uma atenção consciente, quase como se você fosse um observador interessado, enfraquece a sua reação e pode recoloca-lo no controle de uma situação. Você passa a ter chance de responder, em vez de reagir. Nosso corpo atua, como um radar, enviando-nos informações para evitar que as situações e relacionamentos se tornem mais perigosos do que precisam ser.

 O aspecto interessante de tomarmos consciência das sutis informações que nosso corpo nos transmite é que podemos por meio dessa atenção, moldar o ambiente por meio das ações de nosso corpo. Uma operação inversa, onde o nosso corpo, com consciência desde o nível da respiração até a serenidade dos movimentos e da fala, influencia e muda nossas emoções e por fim, a nossa interação com os demais. Um canal sutil mas poderoso!

Consulta: O Segredo da Comunicação InterpessoalPerry Wood

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

Leave A Reply