Como ser um líder admirado

Uma pesquisa feita com 20.000 indivíduos em quatro continentes buscou descobrir que características as pessoas procuram e admiram em seus superiores. No final da pesquisa percebe-se que as pessoas respeitam e seguem gestores que possuem perfil de liderança com as seguintes categorias:

 

  • Honestos
  • Antecipadores de acontecimentos
  • Inspiradores
  • Competentes

A honestidade foi a característica escolhida com mais frequência do que qualquer outra. É claro que se estamos dispostos a dar nossa melhor contribuição para uma pessoa/ chefe, porém, queremos antes nos certificar de que essa pessoa merece nossa confiança. Queremos saber se a pessoa está sendo confiável, ética e íntegra.

Como, porém, os seguidores conseguem avaliar uma característica tão subjetiva como honestidade? O comportamento do superior fornece indícios. Recusamo-nos a seguir quem não confia em suas próprias crenças. Ou seja, não confiamos em quem usa a máxima: faça o que eu digo e não faça o que eu faço.

Nada menos do que 75% dos entrevistados selecionaram a capacidade de antecipar os acontecimentos como um dos traços de liderança preferidos (sendo o segundo traço mais requisitado). Para atuarem como líderes, é necessário que nossos chefes tenham senso de direção e preocupação quanto ao futuro da organização. A mensagem é clara: os gestores têm de saber para onde estão indo se esperam que outros se comprometam em segui-los, de boa vontade, em sua jornada.

Chegando ao terceiro ponto, esperamos que os nossos superiores sejam entusiasmados, vigorosos e confiantes acerca do futuro. Não basta que o chefe tenha um sonho sobre o futuro, ele deve ser capaz de comunicar esta visão de maneira que nos encorajem a aderir a longo prazo. A energia e a atitude positiva de um bom gestor são capazes de conferir ao trabalho maior significado. Essa postura simples de ver o “copo meio cheio” faz do chefe um líder que promove o comprometimento de sua equipe. Se o líder não demonstra encantamento pela causa, quem demonstrará?

O quarto ponto também é essencial. Para nos engajarmos na causa de alguém, temos de acreditar que a pessoa tem competência para nos guiar rumo ao destino escolhido. Devemos enxergar, no superior, capacidade e eficácia. Se duvidamos de suas habilidades dificilmente nos juntaremos à cruzada.

Ser chefe é uma posição que lhe abrirá a possibilidade de conduzir mudanças significativas, de ser um líder. As características identificadas na pesquisa são possíveis de serem desenvolvidas. A pergunta é: você está disposto? Quantos chefes você conhece que buscam demonstrar as habilidades de desafiar, inspirar, capacitar, mostrar o caminho e encorajar?  Pense nisso, que legado você quer deixar?

Fonte:   O desafio da liderança- Kouzes Posner.

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

    1 Comment

  1. renato
    7 de fevereiro de 2017

    Gostei do texto, claro, bem escrito e interessante. Vejo em mim muitos traços de 3 das categorias, e outras 2 menos. Acho interessante tentar manter as que já tenho, e buscar aperfeiçoar mais as que tenho menos.

Leave A Reply