O Papel da Liderança

O principal desafio da liderança é comunicar um claro objetivo conjunto. Para isso, é importante primeiro acreditar que tudo começa com um sonho. Fortalecer em si mesmo a capacidade, a coragem de sonhar é um passo decisivo para o futuro da empresa/ organização. Mas sem dúvida é também um divisor de águas pessoal. Quem não sonha, não realiza. O próximo passo é comunicar esta visão. É um passo relevante pois para comunicar, a visão precisa se tornar clara, objetiva, detalhada para si e para o outro. Comunicar é envolver,  é abrir espaço para o outro, é acolher sua percepção e suas sugestões. Esta postura do líder o faz olhar para o futuro, mas compreender que seu papel é servir, servir o outro, suas necessidades e expectativas.

1A elaboração do Planejamento Estratégico pode ser encarada como a construção de um mapa para detalhar a estratégia de atuação de uma empresa. Tendo definido o propósito da empresa/ organização, o próximo passo é abrir espaço para contribuições de “como” chegar lá! Esta construção é mais forte quanto mais colaborativa for, quanto mais espaço de conversa forem estruturados e organizados para potencializar as boas ideias, as oportunidades. Isso não significa reunir em um único evento, todos os membros de sua empresa – o que pode se revelar uma opção muito frustrante. Mas certamente inclui ter momentos de discussão em pequenos e grandes grupos, realizar inúmeras reuniões para abrir espaço a dúvidas e contribuições. Esta jornada irá esclarecer , dar “vida” à alma da empresa, sua missão , seus valores, um processo de refino do propósito e identidade da mesma. É quando nosso “pequeno filho”, torna-se filho de muitos outros e com isso fica robusto. E segue-se o momento de escolher indicadores para medir como cada um está cuidado desta “vida”, deste “ser”. É fundamental medir as conquistas, os avanços, principalmente para comemorar. E também para corrigir.

2

As mudanças, as transições são uma constante na vida. Mas a questão importante aqui é, o quanto se está preparado para estes desafios. Frente aos desafios e pressões, alguns se encolhem e lamentam; outros observam e elaboram maneiras de enfrentar e crescer com cada obstáculo. Sem dúvida uma postura é muito diferente da outra. A primeira é mais cômoda e reserva a cada um dos que a escolhem, um caminho sem sobressaltos, sem erros e sem críticas. Parece sem dúvida, uma boa escolha. Mas por trás desta tranquilidade, esta escolha retira de seus adeptos, a alegria de poder realizar, aprender, experimentar! Sem dúvida, enfrentar situações difíceis e novas, trará muitos erros e críticas, mas também muito aprendizado e realizações. Acreditar ser o construtor do próprio destino, requer coragem e ousadia. Ver a si mesmo como um eterno aprendiz é a base para olhar as mudanças com alegria e otimismo, é apostar que o melhor está sempre por vir e que há muito para se fazer, para se construir e se reinventar. Hoje, você decide o que será daqui a 30, 40 anos. Não é o seu emprego, a sorte, a sua organização, a responsável pela vida que você tem, mas os sentimentos, pensamentos que você cultiva diariamente em seu ser. Estes são sementes que no tempo certo darão os frutos correlatos. O que você está plantando?

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

Leave A Reply