Planejar: O Divisor de Águas para Quem Quer Crescer

Na condução das oficinas de elaboração do Planejamento estratégico de diferentes empresas fica claro papel fundamental do cargo máximo da empresa – seja seu presidente ou mesmo sócio majoritário. A clareza da relevância deste momento de alinhar as expectativas, de desenhar um “futuro” conjunto é  motor que impulsiona os resultados diferenciados. O futuro de fato é uma amálgama, um incerto que torna-se certo quando ousamos olhar para eles como artesãos. Envolver os colaboradores é acessar informações de diferentes perspectivas (do ponto de vista privilegiado de cada participantes/funcionário) mas é também ter a oportunidade de assumir a liderança e buscar convencer cada um destes elementos é assumir uma postura mais ousada, de dar um passo à frente, a acreditar em novas possibilidades. Sem dúvida a coragem do líder faz toda a diferença. De fato, provavelmente conta menos sua habilidade em oratória e muito mais sua sinceridade, sua ousadia em buscar caminhos para falar ao coração, em especial ao seu próprio coração. Em não conformar-se em ser somente mais um, mas em buscar de alguma forma evidenciar, “dar à luz” sua visão única do próprio negocio, da unicidade do serviço que quer entregar.

Planejar é fazer uma primeira vez, é ouvir o inaudível, é alinhar os corações, é preparar o terreno para um novo ciclo, um novo plantio. É preciso paixão para realizar tal tarefa, é necessário conexão. A Passus tem buscado e avançado na construção de metodologias para apoiar este momento, para potencializar os encontros, para envolver a todos, para conduzir reflexões sobre decisões e escolhas, evidenciando questões relevantes.

Tem sido um prazer observar os relatos positivos das oficinas, o contentamento dos diretores e colaboradores na condução dos trabalhos, no legado de uma estratégia mais clara, coesa e mensurável. Em muitos aspectos é um momento especial “ouvir” a organização buscando forças e oportunidades de ir além de si mesma!

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

Leave A Reply