A Renovação dos Ciclos Estratégicos

A renovação dos ciclos estratégicos, com o estabelecimento de novas metas e desafios tem por premissa a construção de uma robusta relação de confiança entre os gerentes e suas equipes. A participação nos resultados nem sempre evidencia a cada colaborador que seu empenho de fazer mais com os mesmos recursos está sendo remunerado e reconhecido. O melhor caminho ainda parece ser a conversa aberta e franca para evidenciar e enfrentar aspectos desafiadores neste processo. Expor claramente a todos (gerentes e colaboradores) os riscos que toda a equipe e mesmo a organização corre quando a opção pelo “caminho”/ estratégia mais fácil é adotada é um ponto crucial. Estabelecer metas menos ousadas, ou mesmo evitar dar o máximo de si ou da equipe para que as próximas metas não sejam tão desafiadoras são postura que corroem o “tecido” da confiança da equipe com seu gerente. Não somos iguais, e felizmente sempre terão aqueles que querem o desafio, pelo aprendizado, pela superação, pelo compromisso pessoal com a excelência.

É  claro que metas inatingíveis podem até ser mobilizadoras mas com certeza não tem este efeito sobre a maioria das pessoas. Todos somos seres humanos com um hall de aspectos que precisam ser cuidados para sermos realizados e sadios: família, convívio social, espiritualidade, atividade física entre outros são aspectos do nosso ser que cabe a cada um gerir e respeitar para cultivar uma vida significativa e plena.  O trabalho é um aspecto importante neste conjunto mas não o único e assim, é muito possível que a tecnologia e a criatividade (terceirização, parcerias e outros) possibilitem fazer a cada ciclo, mais com o menos ou com o mesmo; mas a negociação deste salto deve ser conduzida de forma franca e honesta.  A postura do gestor/ presidente é fundamental para validar seu compromisso com o atingimento das novas metas, do seu comprometimento na busca por estes novos resultados e também com o contínuo aperfeiçoamento da equipe. Justiça e congruência são por fim, pontos importantes para lançar-se no novo e ousar contar com o apoio provavelmente não de todos, mas ao menos da maioria da equipe.

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

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