Liberdade e liderança – uma demanda atual

Viver em nosso atual momento é, em muitos aspectos, desfrutar de forma intensa de uma maior liberdade ou mesmo de informações que nos levam a ansiar por mais liberdade. Ao termos mais informações podemos mais velozmente nos comparar com outras realidades e mesmo somos observados por outros. Outros que passam a apoiar e  mesmo ansiar por mudanças, por melhorias. De fato, não estamos mais sozinhos e isso gera maior responsabilidade.

No passado, poderíamos dizer que nada era possível fazer pois faltava recursos (usualmente a posse de terras ou equipamentos), depois nada se poderia  fazer pois nos faltava capital, mas hoje, uma ideia é capaz de alterar uma realidade, de atrair capital e demais recursos necessários.  Então, o que nos impede de promover mudanças, de explorar nossa liberdade?

Exercer a liberdade é assumir a liderança sobre a própria vida, suas escolhas e consequências. Liderar é promover mudanças, é refletir sobre significado, propósito e mesmo legado. Definindo o que de fato é relevante, quem eu quero ser e porquê. Esta postura é em si, transformadora pois nos leva a nos responsabilizar e não mais delegar a outros o rumo de nossa própria vida. É claro que sem esforço e muito trabalho, nada irá acontecer. É uma conquista, pensar desta forma, nos leva a uma construção que pode demandar uma vida inteira para ser concluída mas será que também não é isto que tornará nossa vida significativa?

A liderança é um processo, uma jornada e tanto importa chegar quanto como chegar. Logo, discutir, refletir e tomar consciência dos próprios valores é também uma etapa relevante. São nossos valores que norteiam nossas escolhas e decisões. Eles irão garantir que ao chegar ao destino, não tenhamos nos “despedaçado” em algum rochedo, tornado-nos estranhos para nós mesmos. Nosso egoísmo, nossa inveja, nossa prepotência podem não nos impedir de atingir os resultados desejados mas podem diminuir a satisfação, o senso de felicidade ao chegar no destino traçado.

Assim, liberdade é antes de tudo um estado de consciência, o mesmo estado que norteia a ação dos líderes a impulsionarem mudanças. O líder habita no nível de consciência “liberdade”. Ao conduzirmos as oficinas sobre liderança e equipes28, estes temas são tratados de diferentes formas  visando fortalecer esta consciência.

Atuo na área de desenvolvimento de competências de liderança e empreendedorismo desde 2002, utilizando metodologias ativas que fortalecem a autorresponsabilização por meio de oficinas, palestras e cursos. Credenciada como facilitadora do Seminário Empretec e da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) há mais de dezoito anos. Sou formada em Engenharia Elétrica pela UnB, com formações em Gestão de Pessoas com base em competência, Coach (pela Sociedade Brasileira de Coaching) entre algumas outras. Entre clientes: Grupo InPress, Banco do Brasil, Sebrae Nacional, Sebrae DF, Sebrae AP, Sebrae MG, Almeida França Engenharia, IFCT/ Volta Redonda; CTIS, PGR, entre outros.

Leave A Reply