Planejar: O Divisor de Águas para Quem Quer Crescer
Na condução das oficinas de elaboração do Planejamento estratégico de diferentes empresas fica claro papel fundamental do cargo máximo da empresa – seja seu presidente ou mesmo sócio majoritário. A clareza da relevância deste momento de alinhar as expectativas, de desenhar um “futuro” conjunto é motor que impulsiona os resultados diferenciados. O futuro de fato é uma amálgama, um incerto que torna-se certo quando ousamos olhar para eles como artesãos. Envolver os colaboradores é acessar informações de diferentes perspectivas (do ponto de vista privilegiado de cada participantes/funcionário) mas é também ter a oportunidade de assumir a liderança e buscar convencer cada um destes elementos é assumir uma postura mais ousada, de dar um passo à frente, a acreditar em novas possibilidades. Sem dúvida a coragem do líder faz toda a diferença. De fato, provavelmente conta menos sua habilidade em oratória e muito mais sua sinceridade, sua ousadia em buscar caminhos para falar ao coração, em especial ao seu próprio coração. Em não conformar-se em ser somente mais um, mas em buscar de alguma forma evidenciar, “dar à luz” sua visão única do próprio negocio, da unicidade do serviço que quer entregar.
Planejar é fazer uma primeira vez, é ouvir o inaudível, é alinhar os corações, é preparar o terreno para um novo ciclo, um novo plantio. É preciso paixão para realizar tal tarefa, é necessário conexão. A Passus tem buscado e avançado na construção de metodologias para apoiar este momento, para potencializar os encontros, para envolver a todos, para conduzir reflexões sobre decisões e escolhas, evidenciando questões relevantes.
Tem sido um prazer observar os relatos positivos das oficinas, o contentamento dos diretores e colaboradores na condução dos trabalhos, no legado de uma estratégia mais clara, coesa e mensurável. Em muitos aspectos é um momento especial “ouvir” a organização buscando forças e oportunidades de ir além de si mesma!